Veja Quais São As 9 Tendências do Marketing Digital para 2023

Sumário

Em toda virada de ano podemos fazer novas reflexões sobre como será o próximo ano, na vida e nos negócios e quando pensamos em negócios, nos perguntamos… Quais são as tendências do marketing digital para 2023?

Meus queridos, quero compartilhar com vocês 9 tendências baseadas em estudos e análises de mercado, essas tendência, não significa que são coisas mirabolantes, e sim, formas que existem e que funcionam se aplicadas da maneira correta nos negócios digitais ou híbridos.

Esse ano trouxe diversas mudanças no cenário digital e você precisa estar atento às “tendências” e aplicar em 2023 e para os próximos anos.

tendências do marketing digital

“As pessoas podem esquecer o que você disse, mas nunca esquecerão como você as fez sentir."

Essa frase é o que nos leva a 1ª tendência do marketing digital em 2023.

Conteúdo Criativo e de Qualidade

O ponto de partida veio depois que fomos paralisados pela pandemia COVID-19.

Após muitas pessoas passarem a ficar em casa, novos meios, na tentativa de atrair o público foi criado, pois o online cresceu de uma forma inimaginável aqui no brasil. 

Novos meios de comunicação tiveram que se adaptar à nova realidade e com isso se deu ao fato de criar conteúdos mais relevantes e criativos para o público alvo.

Podemos contar com o Design. Se antes já era importante, agora se tornou algo indispensável.

Ou seja, criadores de conteúdo não se preocupam mais apenas em criar o conteúdo, e sim, em se preocupar também da forma que entrega esse conteúdo, o Design em posts, Infográficos, Thumbnails (capa para vídeos do Youtube), páginas de captura e de vendas.

A criatividade para conteúdos continuarão sendo uma tendência para 2023.

Criação de Vídeos Dinâmicos

Outra tendência do marketing digital para 2023 é o constante consumo de vídeos entre as pessoas.

Isso se deve ao fato do vídeo ser um conteúdo de fácil consumo, rápido e dinâmico.

Não é à toa que plataformas como Youtube, Tiktok estejam crescendo de forma exponencial nos últimos anos.

A criação de vídeo pode ser um pilar importante para construir um negócio de sucesso na internet.

Podemos notar isso vendo o próprio instagram, que deixou de ser uma plataforma apenas de fotos para se tornar uma grande vitrine de vídeos curtos e reels para mostrar produtos e serviços.

Essa já é uma realidade no mundo, vídeos é uma das tendências que vieram para ficar.

Vendas Humanizadas

É até engraçado falar em vendas humanizadas quando existem diversas inteligências artificiais como vemos em grandes marcas.

Mas o seu significado é outro, essa é mais uma tendência para o marketing digital que veio para ficar. 

“Pessoas conectam com pessoas”

Empresas que passam a utilizar dessa “técnica” tendem a vender mais e crescer os setores da própria empresa.

Algo simples é a utilização do Whatsapp ou chat nas suas páginas de vendas.

Isso não significa que você terá que convencer alguém de comprar seu produto e fazer vendas pelo whatsapp, e sim, tirar dúvidas e conversar com seus clientes.

Dados mostram que páginas que utilizam algum meio de comunicação, como o whatsapp, tendem a aumentar seu faturamento.

As pessoas que chamam via chat ou whatsapp estão mais de 50% convencidas da compra, o seu papel é apenas falar sobre os benefícios do produto e tirar dúvidas e mostrar qual a forma de pagamento.

Lembre-se de alguns pontos:

  • A conversa precisa ter um tom de “conversa pessoal”;
  • Conteúdo direto ao ponto;
  • Tire as possíveis dúvidas;
  • Seja o facilitador da compra para seu cliente.


Uma estratégia para atrair mais público para seu chat ou whatsapp é fazendo parcerias com Influencers.

Podemos notar isso em grandes marcas que, se alinham com influenciadores digitais para divulgar seus produtos.

E não pense que precisa fechar parceria apenas com influenciadores que tem milhões de seguidores.

Hoje contas no instagram por exemplo entre 10 a 100 mil seguidores são alvos de pequenas e médias empresas para fechar parcerias. Mire nesses influenciadores.

Tráfego Orgânico

O comportamento dos consumidores mudou e após o mundo online ter se tornado mais comum em tempos de pandemia, a tendência por conteúdos e entretenimento expandiu.

Algo que já tinha como pilar no marketing digital era a produção de conteúdos que atraiam o público alvo, em 2023 e nos próximos anos o tráfego orgânico será ainda mais forte.

Para citar, estão os ebooks, webinars,cursos online, artigos de blogs, vídeos no Youtube e newsletters.

O conteúdo orgânico criou um peso com fator primordial, já que as pessoas estão consumindo mais informações na internet.

A comunicação se tornou mais pessoal, assim como eu estou falando com você. 

Inclusive, eu uso a palavra “Você”, porque por mais que muita gente queira ler esse artigo, apenas uma pessoa de cada vez irá ler, então eu estou falando para uma pessoa apenas. Que é Você!

Grandes empresas já perceberam esse tipo de conteúdo e passaram a utilizar o tráfego orgânico através de conteúdos relevantes e gratuitos para o seu público alvo, gerando assim mais engajamento.

Vale ressaltar que o uso de técnicas de Copywritting é essencial na sua comunicação e na divulgação de seus produtos e serviços.

Mobile - O Acessório Indispensável

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Com a crescente busca por informações na internet, a nova tendência do marketing digital é a adaptação de páginas web para mobile. 

O que isso significa?

Significa que toda estrutura de um negócio online não é apenas desenvolvida para desktop mas também para mobiles (celulares, tablets, TVs smart, etc).

Com a enorme crescente de acessos em redes sociais, como o TikTok, a rede de pesquisa mobile se tornou ainda maior.

A importância de se projetar páginas web, anúncios online para rede de pesquisa e conteúdos para mobile vai se estabelecer como uma nova tendência do marketing digital para 2023 e para os próximos anos.

Eventos e Lançamentos Híbridos Para Alavancar o Faturamento

marketing digital 2023

Com o “fim” da pandemia da COVID-19, os eventos presenciais estão voltando… Abraços podem ser dados, assim como os apertos de mãos e networking presencial…

Mesmo com a volta dos eventos presenciais, o online não pode ser deixado de lado, tendo em vista que o novo comportamento das pessoas estão no consumo de forma virtual.

Então a solução para isso é ter eventos híbridos, com acentos e câmeras com transmissão ao vivo.

O potencial de aumentar o faturamento fazendo uso dessas duas modalidades é realmente promissor.

Já que o alcance do público pode ser 3x mais. O mundo online não há limites.

Conteúdos Personalizados Usando a Automação

ganhar dinheiro com marketing digital

Chega ser até controverso falar para você que vendas humanizadas são a nova tendência enquanto prevalece também a automação.

O que isso quer dizer?

Calma meu amigo, vou te explicar.

A facilidade de entregar conteúdos personalizados são ainda mais eficientes com o uso de personalização.

Ou seja, você só entra em contato com o seu público de forma personalizada e com a permissão do mesmo.

Podemos notar isso em sistemas de email marketing com jornadas de conteúdos.

Aqui em primeiro instante o seu prospect entra em algum conteúdo do interesse dele, e entra para a sua lista de contatos, através de um conteúdo orgânico seu, ebook, mini treinamento gratuito, etc.

Isso varia de acordo com o conteúdo consumido, e a partir do tema principal, a “automação” é baseada naquele conteúdo.

Digamos que no seu blog tenha um ebook gratuito que te ensine 10 fontes de renda extra, você escolhe receber esse ebook por email, a partir daí você entra para uma jornada de conteúdo personalizado pré-programado.

E o conteúdo que segue será sobre renda extra e não sobre outro assunto…

Deu pra entender?

E isso é válido para todo tipo de conteúdo na internet.

A tendência do marketing digital para 2023 é a automação de conteúdos personalizados.

Redes Sociais - As Queridinhas da Galera

vender pela internet

Falando agora como um publicitário, a verdade é que o meio influencia a massa.

O poder de barganha aumenta ou diminui.

Falando de forma mais simples, é que as redes sociais vem sofrendo alterações na maneira como entrega seus conteúdos e podemos notar isso com a constante mudança.

Focando mais na entrega de vídeos.

E por que isso mudou?

Já ouviu falar no Tik Tok? kkkkk

É realmente incrível como o meio pode influenciar na mudança da massa. Antes o instagram não se preocupava em realizar grandes atualizações.

Mas veio o TikTok, com o consumo rápido de conteúdo em vídeo.

Logo, outras empresas tiveram que mudar, para não ficar para trás.

As redes sociais são pilares essenciais na construção de um negócio online sólido.

Isso porque a grande massa está concentrada nelas e estão consolidadas no gosto do público em geral.

Quer ter um negócio utilizando as redes sociais? Então recomendo que crie um perfil profissional nessas aqui:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Youtube;
  • TikTok;
  • Kawai;
  • Pinterest.

Tráfego Pago Para Produtos de Ticket Baixo

trafego pago para vender na internet

Outra tendência do marketing digital é o uso de tráfego pago.

Em meados de 2019 empresas como Google e Facebook tinham como meta aumentar o número de anunciantes nas plataformas, com isso podemos notar as constantes atualizações.

Tudo isso para facilitar o uso dessas ferramentas.

E para quem busca novas rendas extras, usar o tráfego pago para vender produtos de baixo valor é a opção ideal.

Isso porque produtos entre 97 a 300 reais são bem mais consumidos pelas pessoas.

Digamos que você use 20 reais em tráfego pago no google Ads e consiga fazer uma venda de um produto de 100 reais o seu lucro foi de 80 reais.

Isso é ótimo!

Existem duas formas de fazer isso.

A primeira é criando o seu próprio produto e passar a vendê-lo na internet, tendo assim o lucro total para você.

A segunda é sendo um afiliado. Você promove produtos de outras pessoas e ganha comissão através das vendas realizdas.

Esse tipo de modelo de negócio é muito lucrativo, porque você pula várias etapas do processo, desde a criação até o pós venda.

E a tendência do marketing digital para 2023 é a venda desses produtos, pois são rápidos mais fáceis de vender.

A entrega é simples e sem burocracia, já que na maioria das vezes são produtos online, ou seja, infoprodutos (produtos de informação).

A ideia é você oferecer um produto de ticket baixo e depois oferecer outro produto de maior valor, assim cubrindo custos de investimento e possibilitando criar uma esteira de produtos.

E como começar a ganhar dinheiro sendo um afiliado? Bem eu escrevi um artigo completinho sobre esse assunto, que você pode ler clicando aqui.

Essas foram as 9 Tendências do marketing digital para 2023. 

Deixe aqui a sua opinião.

Até o próximo artigo!

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